Psicoterapia



Psicoterapia: um caminho rumo a si
Não se trata de um ponto de partida ou de chegada, mas do processo de se aproximar de você e conhecer seus valores, desejos, limites, padrões de relacionamentos, pensamentos, sentimentos e comportamentos. Tudo isso acontece com um olhar que parte do agora para uma compreensão mais ampla de sua história, visitando passado, presente e futuro na tecitura do hoje
A psicoterapia favorece momentos de pausa para resgatar o Ser e diferenciar quem é você do que os outros esperam de você. Em outras palavras, é uma maneira de reconectar com os seus referenciais internos. É, ainda, uma possibilidade de se atualizar diante das mudanças de contexto ao longo da vida e de aceitar o convite para ser quem você é. Com isso, é possível transformar-se e tomar decisões conscientes para uma vida mais leve e alinhada consigo.
Cada pessoa caminha em seu próprio tempo e intensidade no processo de psicoterapia. Os benefícios variam em cada caso e, em geral, você pode esperar:
- Melhor compreensão de seus sentimentos, pensamentos e comportamentos;
- Relações mais saudáveis (com você mesmo e com os outros);
- Aumento da confiança em seu centro pessoal de avaliação;
- Resgate da autonomia para decisões mais conscientes, assertivas e com responsabilidade pelas próprias escolhas;
- Uma vida cada vez menos rígida, mais fluida e aberta aos convites do momento presente.
O processo de psicoterapia se difere de acordo com a demanda de cada pessoa e conforme a linha teórica do psicoterapeuta. Por isso, é importante que você escolha um profissional que se adeque ao que você busca.
No meu caso, trabalho a partir do pressuposto de que existe uma tendência inerente ao ser humano a crescer e desenvolver seus potenciais e, na relação terapêutica, é possível oferecer as condições para que essa tendência se manifeste.
Além da psicoterapia, trabalho com outros recursos terapêuticos, como a focalização e a arteterapia. Se fizer sentido ao longo do seu processo e se for do seu desejo, podemos combinar sessões centradas nessas práticas.
Focalização
É um caminho possível para acolher a sabedoria do corpo e o que ele tem a dizer.
O corpo registra e tem consciência de tudo o que vivemos, mas nem sempre temos consciência do nosso corpo, que se comunica por meio de sintomas físicos, sensações etc.
É importante ressaltar que, na focalização, não há significados prévios como "uma dor em tal região do corpo tem tal significado”. O que vem à tona são simbolizações próprias e inéditas.
Uma mesma sensação, sentida por diferentes pessoas, tem diferentes significados. Esses significados dependem, por exemplo, da história de vida de cada um e do contexto do momento atual.
Arteterapia
A arte é uma linguagem universal que nos mobiliza independentemente da idade. A arteterapia é um caminho para se conhecer e se transformar por meio da arte, que possibilita não apenas a superação de dificuldades, mas também o desenvolvimento de potencialidades.
Uma sessão de arteterapia é constituída por um momento inicial de relaxamento seguido por uma prática artística como: pintura, desenho, jardinagem, colagem, escultura, técnicas com materiais da natureza, sucatas, cera de vela... (são infinitas as possibilidades!). Depois, geralmente há um espaço para a escrita criativa, para a elaboração da experiência por meio da fala e, por fim, um fechamento com uma música, texto ou algo alinhado ao objetivo da sessão.
Os atendimentos podem ser online ou presenciais.